Informações são recebidas e repassadas a todo o momento por diversos meios de comunicação. Em meio à pandemia onde o atendimento presencial se tornou restrito, a forma de comunicação mais frequente se deu por meio de um telefonema ou mensagem via Whatsapp.
E o mesmo cuidado e sensibilidade que temos ao passar uma informação pessoalmente sobre o andamento de um processo, devemos ter ao informar por telefone, e ainda estar preparados para saber lidar com as reações dos clientes.
Isso porque, a reação pode ser de felicidade com a aposentadoria concedida, mas também pode ser a frustração e o descontentamento pelo fato de o tão sonhado benefício não ter sido concedido. Assim, muitas vezes, o segurado (a) terá de esperar um pouco mais para alcançar a tão esperada aposentadoria, porém estando bem informado que lutaremos até esgotar todas as possibilidades para reverter o indeferimento.
E, dentro dessa comunicação entre cliente e o escritório, toda informação que chega deve ter uma atenção especial, pois pode influenciar no andamento do processo, considerando que, muitas vezes, no momento de atendimento algum detalhe pode deixar de ser dito e somente é lembrado posteriormente.
Além disso, os clientes ligam para o escritório não apenas para saber o andamento do processo, mas também para desabafar sobre os problemas, como dificuldades financeiras, complicações de saúde, entre outros.
E especialmente nesse momento de isolamento social em que as pessoas estão mais carentes de atenção, devemos, primeiramente, ouvir atentamente e, depois, explicar que a decisão final da concessão do benefício não está em nossas mãos, embora trabalhamos para que o processo seja concluído com sucesso.