Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance. Para as coisas que não podem ser mudadas, resta-nos apenas a paciência. Contudo, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Quando li essa frase pela primeira vez, não entendi. Fiquei me perguntando: "Mas quem vai preferir a derrota?"
Até que me deparei com um momento da minha vida em que percebi que, provavelmente, havia escolhido a derrota. Estava em um lugar que não me fazia feliz, em uma fase que não era boa. É nesse ponto que a gente percebe que precisa de uma mudança. Mas, para que uma mudança aconteça, primeiro nossa mente precisa mudar. Não adianta querer que tudo mude e manter os mesmos hábitos, esperando que o universo faça tudo, certo?
Quando damos o primeiro passo, tudo começa a dar certo, e foi o que eu fiz. Dei o primeiro passo, sem grandes pretensões, quase sem esperanças, e encontrei algo que nunca achei que encontraria: algo que me faz feliz! Pode parecer bobo, mas quando encontramos algo que nos faz bem, tudo fica melhor, a vida ganha mais cor. A vida é baseada nisso. Sempre haverá uma época em que você acha que já chegou ao seu máximo, mas se encerrar esse ciclo, porque aquilo já não se encaixa mais na sua vida, vai perceber que pode ir muito mais além. É sempre um processo de deixar de ser quem você era e se transformar em quem você é.