Layout do blog

Notícias

Tamanho do imóvel rural é critério para enquadrar segurado especial?

Créditos: Freepik

Trabalhadores rurais podem ser segurados especiais sem depender necessariamente do tamanho da propriedade, mas sim do regime de economia familiar.


O enquadramento de trabalhadores rurais como segurados especiais no INSS depende principalmente do regime de economia familiar, e não necessariamente do tamanho da propriedade.


A legislação previdenciária considera segurado especial o trabalhador rural que se dedica à agricultura de subsistência com o auxílio da família, sem o uso de mão de obra assalariada permanente.


Entretanto, o tamanho do imóvel pode ser analisado para verificar se a produção é voltada ao sustento familiar ou se há atividade de natureza empresarial, o que pode descaracterizar o segurado especial.


Esse critério tem gerado discussões, especialmente quando o tamanho da propriedade é considerado significativo. Embora a legislação não defina um limite específico de área para essa categoria, algumas decisões judiciais têm utilizado o tamanho da terra como um dos elementos para análise, junto a outros fatores, como o volume da produção e a destinação comercial.


Portanto, o tamanho da propriedade rural pode influenciar o enquadramento, mas não é o único aspecto considerado. A análise deve abranger toda a situação do trabalhador, levando em conta tanto as características do imóvel quanto a forma de exploração da terra.

Fonte: Previdenciarista

Deseja falar com um advogado sobre planejamento previdenciário?

Clique no botão abaixo para iniciar o atendimento

26 de novembro de 2024
A medida visa apoiar financeiramente idosos e pessoas com deficiência, diante de perdas causadas por eventos climáticos recentes.
21 de novembro de 2024
O STJ está prestes a enfrentar uma questão de grande relevância para os trabalhadores autônomos: a possibilidade de concessão da aposentadoria especial.
Por Gabriela Dávila 14 de novembro de 2024
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 573/06.
Por Mariele Gross 8 de novembro de 2024
A medida busca proporcionar maior segurança e estabilidade no recebimento do benefício, eliminando a burocracia.
1 de novembro de 2024
O STF declarou constitucional a legislação de 2015 que restringe o período de pagamento de benefícios sociais
25 de outubro de 2024
Quando somos crianças, pensamos nos presentes de Natal e em quando vamos tomar sorvete novamente depois da escola.
25 de outubro de 2024
Aprovado projeto que prevê prazo de 60 dias para decisões do CRPS sobre recursos previdenciários, visando agilizar respostas aos segurados.
18 de outubro de 2024
Uma nova opção para solicitar o auxílio-doença foi anunciada, permitindo que cidadãos façam seus pedidos diretamente nas agências dos Correios.
11 de outubro de 2024
Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance.
10 de outubro de 2024
Ministra do STJ propõe que os atrasados do INSS sejam pagos a partir da citação, e não do ajuizamento da ação.
Mais Posts
Share by: